Seguidores da Religião Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Silêncio é uma Prece?



Placa muito encontrada em vários terreiros, “O Silêncio é uma Prece”, leva muitos a uma reflexão sobre os minutos que antecedem uma gira, com base, principalmente, na concentração dos médiuns para facilitar a incorporação. Outro ponto relacionado à placa, são as rodinhas de fofocas, tanto entre os consulentes, quanto com os médiuns da casa.

Neste caso, silêncio é uma prece e evita fofocas.

Mas há ou não fundamento no silêncio?


1 - Sim, o silêncio é uma prece.

Lado Positivo:
- Como exposto acima, quanto mais silêncio tivermos, mais concentrados os médiuns ficam, normalmente fixam o foco nas coisas que devem fazer durante a gira, organizam e facilitam o acesso aos apetrechos e ferramentas de trabalhos dos guias;

- A vontade de falar com a pessoa ao lado sobre os dias anteriores a gira, sobre sua vida e de outras pessoas acaba sendo presa internamente, evitando fofocas no ambiente sagrado;

- O silêncio, quando bem aproveitado, funciona nas preces íntimas de cada um, ajudando no direcionamento dos problemas aos guias que já estão trabalhando no plano espiritual e na possível solução de cada um deles.

Lado Negativo:
- Pessoas hiperativas ou com problemas de concentração não conseguem ficar paradas por muito tempo, vão buscar outras coisas pra fazer e provavelmente irão provocar mais barulho arrumando suas coisas do que se estivessem conversando com alguém;

- Aquelas pessoas que já são organizadas, que chegam com as ferramentas de seus guias em ordem, ficarão entediadas com o passar do tempo e muito provavelmente começarão a chegar alguns minutos antes de começar a gira. Outras pessoas perceberão que, chegar em cima da hora, é melhor do que ficar parado “olhando para as paredes”, ou seja, o terreiro ficará praticamente vazio momentos antes do início do trabalho e, repentinamente, todos chegam juntos;

- Se não é permitido conversar dentro do terreiro as pessoas conversam do lado de fora, antes e ou depois da gira. O maior problema causador de barulhos, reclamado pela vizinhança de um terreiro, é o bate papo nas ruas, e não o som dos atabaques e da música.

2 - Não, o silêncio não é uma prece.
Lado Positivo:
- Se for permitida a conversa, num tom moderado, as pessoas permanecem dentro do terreiro e não causam transtornos à vizinhança;

- Os membros da corrente mediúnica conseguem arrumar suas coisas e a dos guias enquanto tiram dúvidas entre si, ajustando suas mentes com a gira que irá ocorrer;

- Todos os sons emitidos pelas pessoas, guias, atabaques e outros instrumentos, geram energias, e essas energias são utilizadas pelos guias para o trabalho, ou seja, até mesmo conversas geram energias que podem ser usadas pelos guias.

Lado Negativo:
- Mesmo pedindo moderação, as pessoas perdem a noção do nível e elevam a voz constantemente;

- Mesmo os membros da corrente mediúnica acabam gerando fofocas;

- As conversas geram energias, mas conversas mal intencionadas geram energias negativas, o que acarreta trabalho extra para os guias para processar essa energia.

Optar pelo silêncio traz o benefício de a pessoa ter aquele momento só para ela e poder direcionar seus problemas para os guias.

Permitir a emissão sonora é benéfico para aumentar a geração de energias, facilitando o trabalho dos guias.

Não podemos afirmar que um ou outro modelo está certo, menos ainda visitar uma casa de fé e criticar a postura adotada, pois os pontos positivos e negativos valem para qualquer caso.

Acreditamos que a melhor maneira seja explicitar todos os motivos pela escolha de um ou outro modelo, para que cada um saiba pesar seus atos dentro do terreiro. Esses motivos devem ser constantemente lembrados a todos, incluindo assistência, para que não fuja a real intenção de ensinar, facilitar o trabalho dos guias e praticar a caridade.

Por: Newton C. Marcellino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

Luz Crística

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Positivismo

Tal como são nossos pensamentos é nossa consciência: e tal como é nossa consciência, é nossa vida.

Se plantarmos uma semente de pensamento limpo e positivo e nos concentrarmos nele, damos a ele energia, tal como o sol dá energia para uma semente na terra. E tal como a semente na terra acorda, move-se e começa a crescer, os pensamentos nos quais nos concentramos acordam, movem-se e começam a crescer.

Então, vamos semear pensamentos positivos.

A cada manhã, antes de começarmos a jornada de nosso dia, sentemo-nos em silêncio e semeemos a semente da paz.

Paz é harmonia e equilíbrio. Paz é liberdade - liberdade do peso da negatividade e do desperdício. Deixemos que a paz encontre sua morada dentro de nós. A paz é a nossa força original, nossa eterna tranquilidade de ser.]

Permita que seu primeiro pensamento do dia seja de paz. Plante essa semente.

Regue-a com atenção e você atingirá a calma.

Por Antony Strano

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.