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sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Racionalismo e Pragmatismo



Lendo recentemente um artigo publicado por nosso irmão Jordam Godinho nesse mesmo site, passei a pesquisar e entender suas idéias a fim de tentar complementar o que ele disse.

Assim, achei conveniente definir racionalidade e pragmatismo, pois refutei de forma categórica a falácia sobre o dogmatismo, pois o dogma, não é pertinente a uma religião pautada na diversidade como é a nossa amada Umbanda.

Segue então, as duas definições:

“A racionalidade como atitude pessoal consiste na disposição de corrigir nossas idéias. Em sua forma mais desenvolvida, intelectualmente, é uma disposição de examinar nossas idéias de um espírito crítico, e a revisá-las à luz de uma discussão crítica com os outros.”

“O pragmatismo, segundo o dicionário Aurélio, é doutrina segundo a qual as idéias são instrumentos de ação, que só valem se produzem efeitos práticos. O dicionário escolar da Língua Portuguesa, organizado por Francisco da Silveira Bueno (1955), define pragmatismo como doutrina filosófica que se baseia na verdade do valor prático e ainda nos afirma que pragmática é o conjunto de regras ou fórmulas para as cerimônias da corte ou da igreja. Mesma definição nos oferece o Aurélio moderno. O dicionário brasileiro de Francisco Fernandes (1953) registra que pragmatismo é um sistema que opondo-se ao intelectualismo, considera o valor prático como critério da verdade. Pragmática é o conjunto de regras e fórmulas que regulam as cerimônias oficiais, etiqueta, praxe.”

Vemos que, infelizmente, para muitos de nossos irmãos, a principal vertente da nossa Umbanda é pautada num pragmatismo contestável, onde se faz uso abusivo de uma verdade de valor prático da religião.

Para muitos de nossos irmãos, a verdade absoluta se dá tão e somente dentro do seu terreiro, casa ou tenda, onde tudo que é praticado fora de seu âmbito prático é desprezível e pouco valor.

Porém, o pragmatismo, muitas vezes confundido com racionalidade, vê qualquer atitude racional de parte de outros irmãos, como algo pernicioso, onde o irmão que tenta entender a prática de umbanda diferente da sua, e os fundamentos adaptados à realidade de cada um, é corruptível ou mesmo desprovido de uma fundamentação firme, pois aceita qualquer coisa dentro da religião.

O fato é que estamos cada dia menos tolerante com nós mesmos, e as diferenças são vistas como invenções de pessoas de índole duvidosa.

Praticamos pouco nossa racionalidade e temos por base o que mais tememos naqueles que nos atacam, pois somos vítimas de preconceitos constantes por parte de outras religiões, mas temos o agravante de nos tratar assim.

Somos praticantes da intolerância entre nós mesmos e desperdiçamos a oportunidade de aprendermos com o diferente e discutir sobre o diferente, fazendo com que nossa racionalidade seja desprezada como água suja.

Por outro lado, acreditamos tão fielmente no pragmatismo, que impomos a nós mesmos que esquecemos que somos suscetíveis a erros, devido nossa humanidade.

Lembremos sempre que antes de julgar aos outros e colocar nosso pragmatismo em prática, devemos primeiro colocar em prática nossa racionalidade, pois é essa que deve pautar a vida de todo ser que tem um desenvolvimento intelectual mínimo.

E para complementar o pensamento de nosso irmão Jordam, apesar de ter de traçarmos caminhos espinhosos e difíceis devemos nos lembrar que somente alcançamos a real beleza e o real perfume das flores se primeiro enfrentarmos seus espinhos.

Por Jairo Pereira Jr.

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Luz Crística

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Positivismo

Tal como são nossos pensamentos é nossa consciência: e tal como é nossa consciência, é nossa vida.

Se plantarmos uma semente de pensamento limpo e positivo e nos concentrarmos nele, damos a ele energia, tal como o sol dá energia para uma semente na terra. E tal como a semente na terra acorda, move-se e começa a crescer, os pensamentos nos quais nos concentramos acordam, movem-se e começam a crescer.

Então, vamos semear pensamentos positivos.

A cada manhã, antes de começarmos a jornada de nosso dia, sentemo-nos em silêncio e semeemos a semente da paz.

Paz é harmonia e equilíbrio. Paz é liberdade - liberdade do peso da negatividade e do desperdício. Deixemos que a paz encontre sua morada dentro de nós. A paz é a nossa força original, nossa eterna tranquilidade de ser.]

Permita que seu primeiro pensamento do dia seja de paz. Plante essa semente.

Regue-a com atenção e você atingirá a calma.

Por Antony Strano

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
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