Seguidores da Religião Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dogmatismo e Pragmatismo



Quando pensamos em falar de religiões que tratam sobre o mundo espiritual, nunca chegaremos ao consenso, sobre forma, fundamentos, teologias, e de fatos, quem representa ou quem faz uma religião coerente.

Dentro disso estive fazendo algumas leituras, e vendo o que se conversa na internet, e nos deparamos com um rico e vasto mundo de opiniões que bem formatada daria com muita qualidade um texto muito melhor do qual você esta lendo agora.

Porém é necessário observar que estamos diante de um momento de reflexão, as religiões se abrem para debates, e observaremos de um lado os dogmatas, que empurram os seus conhecimentos como verdades absolutas sem respeitar a opinião alheia, e do outro os pragmatas, que tentam com um sentido muito racional e de senso pratico buscar o mesmo caminho com ferramentas que dispõe e no caso o conhecimento é sua melhor arma.

O Dogmatismo como escudo dos que não se abrem.

Observando bem, todos os que empunham as suas verdades buscam no dogmatismo uma forma de não abrir suas mentes para o que vem se colocando no mundo espiritual, os arranjos e fusões de conhecimentos e formas de trabalhos, não se enquadram na forma de seus pensamentos nem de atitudes.


É muito mais fácil para um dogmata, empunhar um escudo e se defender de tudo e de todos, do que abrir sua mente para um novo momento, este sim é um entrave para uma discussão saudável e produtiva.


Ser pragmático não é sinônimo de racionalidade.

A racionalidade e o pragmatismo de muitas pessoas das religiões espirituais, também não pode ser um único caminho, eu mesmo tenho tentado me despojar do mesmo para abrir minha mente a tudo que esta acontecendo, mas os avanços são por caminhos espinhosos e difíceis.

A falta que todos pragmáticos vêem nas pessoas é a preguiça de buscar o conhecimento, pois dentro de uma racionalidade quando você obtém conhecimento detém poder, informação é poder e pode ser usada na forma que você quiser direcioná-la.

Então podemos observar que o pragmatismo não será sinônimo de racionalidade, pois se usada indevidamente inviabiliza tanto quanto as discussões quanto o dogmatismo.

Abrir as mentes se faz necessário.

Com tudo isso que escrevo, quero chamar atenção para o que está por acontecer, é necessário despojarmos de nossas vaidades e começar a ver que todas as religiões espirituais, Kardecismo, Umbanda, Candomblé, Kimbanda, Magia, Bruxaria, Ciganos e todos os cultos, têm hoje uma relação entre si, e buscam um dos outros elementos que possam manipular de maneira coerente e ampliar seu arco de ajuda e visão sobre as coisas.

Não somos donos da verdade, mas também não somos ignorantes ao ponto de não poder refletir e sentar numa mesa e propor um novo caminho para que sejamos mais fortes e unidos.

Para que isso aconteça ponderemos que nem o dogmatismo e nem o pragmatismo é o melhor caminho, consensuar em torno do campo das idéias é o caminho mais produtivo.

Axé Irmãos.


Por Jordam Godinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

Luz Crística

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Positivismo

Tal como são nossos pensamentos é nossa consciência: e tal como é nossa consciência, é nossa vida.

Se plantarmos uma semente de pensamento limpo e positivo e nos concentrarmos nele, damos a ele energia, tal como o sol dá energia para uma semente na terra. E tal como a semente na terra acorda, move-se e começa a crescer, os pensamentos nos quais nos concentramos acordam, movem-se e começam a crescer.

Então, vamos semear pensamentos positivos.

A cada manhã, antes de começarmos a jornada de nosso dia, sentemo-nos em silêncio e semeemos a semente da paz.

Paz é harmonia e equilíbrio. Paz é liberdade - liberdade do peso da negatividade e do desperdício. Deixemos que a paz encontre sua morada dentro de nós. A paz é a nossa força original, nossa eterna tranquilidade de ser.]

Permita que seu primeiro pensamento do dia seja de paz. Plante essa semente.

Regue-a com atenção e você atingirá a calma.

Por Antony Strano

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.