Seguidores da Religião Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 20 de março de 2011

Quantos Exus o Médium Tem?


Certa vez uma pessoa me disse, "vocês na Umbanda trabalham com tantos Exus, parece um elevador, sobe e desce toda hora".
O fato é que é simples a explicação, não há comparações com culto X ou Casa Y. A Umbanda tem o mister de trabalhar com Orixás, Guias e Protetores, ou seja, as 7 Linhas da Umbanda e seus respectivos Orixás, também os Guias como Caboclos, Pretos-Velhos, Erês, os Protetores como Baianos, Marinheiros, Boiadeiros, etc.
Como aprendemos na Umbanda, existe a dualidade, os opostos, a energia positiva e energia negativa, as 7 linhas da Umbanda e as 7 linhas da Kimbanda, ou, as 7 Linhas de Exu, que são as linhas negativa das 7 linhas da Umbanda, assim, todo Orixá, Guia e Protetor tem sua linha negativa, tem seu Exu ou Pomba-Gira que trabalha na linha negativa, no oposto. Lembrando que a linha negativa não é linha maléfica, como alguns acham, mas sim, seria para existir o equilíbrio, os Exus são a linha negativa dos Orixás, cumprem o karma designado ao ser humano, trabalham com energias diferentes dos Orixás, assim, como yin e yang, há um complemento.
Alguns terreiros não trabalham com Exus em gira aberta, alegando que Exu é uma entidade em evolução e tem que ser doutrinado, assim, poderá fazer o mal caso alguém peça, errado, Exu não faz o mal, faz cumprir o karma, trabalha no lado negativo, combate os espíritos "ruins", magos negros, kiumbas e fazem o descarrego do terreiro. Como um Exu que comanda a linha negativa de Oxalá pode não ser evoluído? Como diz o ponto "Exu da meia noite, exu da madrugada, salve o povo de Exu, sem Exu não se faz nada". É um equívoco essa interpretação. Exu é Guardião, é evoluído e possui luz. Mas voltando ao tema, como na Umbanda um médium tem seu Orixá pai de cabeça e trabalha com diversos Orixás e Guias, como exemplo, um médium que trabalha com Ogun Rompe-Mato, Caboclo Rompe-Mato, Baiano Jeremias, Preto-Velho Pai João Miguel de Angola, Criança Paulinho, Marinheiro das 7 Ondas, João Boiadeiro, etc. cada Guia trabalha com um Exu no lado negativo, assim, o Ogun Rompe-Mato trabalha com um Exu, o Caboclo, Preto-Velho, Baiano, também trabalham, por isso, quando o médium tem seus Guias de trabalho, provavelmente terá também seus Exus que irão compor sua, digamos, falange de trabalho. Logo, haverá o Exu de Frente a exemplo do Orixá de Cabeça, o segundo Exu que alguns chamam de "braço direito, o terceiro Exu, respectivamente.
Há casas que os pais de santo afirmam que um médium tem 21 Exus, outros afirmam que tem 7 Exus, tudo depende de como ele trabalha e de como os Orixás assim o comandam, porém, não há nenhum exagero e nem erro um médium trabalhar com mais de um Exu, visto que, ele trabalha com mais de um guia, assim, há um equilíbrio das energias. Tão logo, não há nenhuma surpresa ou espanto, o fato do médium hoje trabalhar com o Exu do Lodo e amanhã trabalhar com o Exu Pinga-Fogo, pois segue o mesmo modo de trabalho da "direita", hoje uma gira de Caboclo, amanhã uma gira de Preto-Velho. Há doutrinas que pregam que o médium tem o Orixá pai de Cabeça, a Orixá Mãe de Cabeça, Orixá ajuntó e Guia de Frente, que as vezes representa o ajuntó, que é o Guia que irá ter mais influência nos trabalhos do médium, o Orixá Padrinho e Madrinha. Partindo do ponto do Pai, Mãe de cabeça e Guia de Frente, como exemplo, entenderemos que o médium terá seu Exu de Frente, O segundo e terceiro Exu, fazendo uma trindade que irá comandar a linha negativa que trabalha com o médium. Também mantendo um equilíbrio de pontos de força, pois, o Ogun Rompe-Mato, apesar de ser Ogun, trabalha nas matas, terá seu ponto de força nas matas, caso seu Exu da linha negativa, como o Exu Veludo, por exemplo, que também tem seu ponto de força nas matas, a beira do Rio, haverá Exus e Orixás que tenham ponto de força e atuação em outros lugares da natureza, como exemplo, Yansã, Orixá da linha das almas, que atua também nas cachoeiras e raios e Exu Pinga-Fogo, ponto de força no cemitério. Por fim, nada impede também que o Exu de frente recrute Exus de sua falange, confiança, ou, para um determinado tipo de trabalho com o médium, independentemente do Orixá ou Guia da direita.

Por Willian M. Jorge   

2 comentários:

  1. Saravá! Laroiê! Malê!

    ResponderExcluir
  2. Oh! Sempre! Todas às Benditas 7 Linhas da Umbanda! Sempre! Todas às Benditas 7 Linhas da Quimbanda (Kimbanda)! Sempre! Salve! Saravá! Shalom! Ave! Namastê! Viva! Motumbá! Om Shanti! Jaya Ahow! Laroiê! Mojubá! Pavanã! Kolofé! Mukuiu! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Sempre! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

Luz Crística

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Positivismo

Tal como são nossos pensamentos é nossa consciência: e tal como é nossa consciência, é nossa vida.

Se plantarmos uma semente de pensamento limpo e positivo e nos concentrarmos nele, damos a ele energia, tal como o sol dá energia para uma semente na terra. E tal como a semente na terra acorda, move-se e começa a crescer, os pensamentos nos quais nos concentramos acordam, movem-se e começam a crescer.

Então, vamos semear pensamentos positivos.

A cada manhã, antes de começarmos a jornada de nosso dia, sentemo-nos em silêncio e semeemos a semente da paz.

Paz é harmonia e equilíbrio. Paz é liberdade - liberdade do peso da negatividade e do desperdício. Deixemos que a paz encontre sua morada dentro de nós. A paz é a nossa força original, nossa eterna tranquilidade de ser.]

Permita que seu primeiro pensamento do dia seja de paz. Plante essa semente.

Regue-a com atenção e você atingirá a calma.

Por Antony Strano

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.