Seguidores da Religião Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 1 de março de 2011

Orixás na Umbanda - Forças da Natureza



Orixás são os poderes da natureza, ou seja a força na natureza com potencial diferenciado pela energia do elemento que o mesmo comanda, Quando cultuamos nosso orixás, estamos falando das forças elementares oriundas da água, da terra, do ar, do fogo, etc.
Essas forças em equilíbrio produzem a energia revitalizante que chamamos de axé e que alimenta nosso planeta e todos nós seres viventes, e forças estas que nos auxiliam em nosso dia a dia, direcionando nosso destino, para que este torne-se cada vez mais favorável ao desempenho de nossa missão nesta passagem terrestre. Estas forças pertencem à criação do grande Pai chamado por nós em nossa religião de Olorum, Obatalá, Zambi e etc., cuja tradução quer dizer Deus Supremo.
Cada força da natureza é representada por um determinado Orixá. Os Orixás nos deram segredos e fundamentos os quais utilizamos para diminuir a distância do plano material para o plano espiritual e melhorar a comunicação com os orixás, comunicação essa que preservamos e utilizamos em nosso benefício espiritual.
Cada Orixá possui ligado ao seu centro de poderes, seus centros de força, ou os campos terrestres aonde a força do Orixá predomina. Os Orixás possuem ligado aos seus poderes, as suas cores , as suas canções as suas orações de invocação, as suas ferramentas, símbolos e sinais cabalísticos e uma infinidade de fundamentos os quais não são propriedades de nenhuma religião mas antes pertencem a DEUS o qual os deu ao Orixá.
Isto quer dizer que a Umbanda não “copiou” o Católico, o Candomblé, o Espiritismo ou a Cabala Judaica ou A ou B, mas antes utiliza os fundamentos da forma como lhe foi dada pelos instrutores Espirituais, se algo já é utilizado em outro movimento religioso e também é utilizada na Umbanda e foi modificado, é porque assim foi ordenado e existe uma explicação religiosa e científica.
Para a Umbanda, Deus (Olorum, Obatalá, Zambi e etc.) representa o centro gerador do universo, Oxalá gera a energia a todos os outros Orixás.
Ogum representa o ferro (os minerais) e a eterna luta a favor da paz universal, a luta do espírito contra a matéria.
Xangô, o fogo virginal, o fogo que não queima, mas aquece, alimenta e dá vida ao espírito, também representa a pedra e a justiça.
Oxossi, o gerador de alimentos, as florestas soturnas que são derrubadas, mas que pela força de Oxossi sempre estão ressurgindo, Oxossi representa também os animais.
Oxum comanda a água doce e comanda a fertilidade dos seres vivos, está presente eternamente no nascimento e na evolução da vida em todo o planeta.
Iansã representa o raio, a tempestade, o movimento do ar, a guerra energética espiritual.
Iemanjá comanda as águas principalmente a água salgada, tem poder sobre a eterna reconstrução e circulação da vida no planeta.
Obaluayê e Omulú, o Rei da Terra, o médico dos pobres, o Orixá controlador da vida e da morte do corpo, controlador das doenças que assolam a humanidade em grande escala, dono das doenças que afetam a pele dos humanos como a bexiga e a varíola.
Nanã, comanda a junção da água com a terra que forma o barro, está presente junto com Obaluayê e Yemanjá, como a matriz geradora dos seres vivos da terra, também está presente na formação dos seres humanos desde a formação do primeiro ser vivo no planeta terra.
Há também outros Orixás que não costumam ser cultuados na Umbanda, mas têm um grande significado e poder , como por exemplo Ossãin, comanda as folhas e ervas medicinais.
Oxumaré comanda o movimento das águas no céu e o movimento do planeta como ser vivo, Oxumarê também está presente no controle da transformação.
Temos também Iroco, Ewá, Obá e etc.
No controle do Pólo Negativo temos também, o Orixá Exu (Orixá que não cultuamos na Umbanda), que representa a ligação mágica entre o homem-matéria e a terra, Exu é aquele que abre os caminhos e pode atrair a prosperidade , como também tem poder para fechar os caminhos e atrair os acontecimentos ruins conforme nosso interior cria, deseja e quer que as coisas aconteçam.
Exu é o princípio dinâmico de individualização e distribuição do axé. O Pólo Positivo ordena e o Pólo Negativo executa.  

Um comentário:

  1. Salve! Saravá! Namastê! Ave! Shalom! Viva! Sempre! Felizmente! Sempre! Graças a Todos os Benditos Orixás (desde: Oxalá, até Exú), por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Axé, Axé, muito Axé!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

Luz Crística

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Positivismo

Tal como são nossos pensamentos é nossa consciência: e tal como é nossa consciência, é nossa vida.

Se plantarmos uma semente de pensamento limpo e positivo e nos concentrarmos nele, damos a ele energia, tal como o sol dá energia para uma semente na terra. E tal como a semente na terra acorda, move-se e começa a crescer, os pensamentos nos quais nos concentramos acordam, movem-se e começam a crescer.

Então, vamos semear pensamentos positivos.

A cada manhã, antes de começarmos a jornada de nosso dia, sentemo-nos em silêncio e semeemos a semente da paz.

Paz é harmonia e equilíbrio. Paz é liberdade - liberdade do peso da negatividade e do desperdício. Deixemos que a paz encontre sua morada dentro de nós. A paz é a nossa força original, nossa eterna tranquilidade de ser.]

Permita que seu primeiro pensamento do dia seja de paz. Plante essa semente.

Regue-a com atenção e você atingirá a calma.

Por Antony Strano

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.