Seguidores da Religião Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Salvação Segundo a Proposta Espírita


          Toda a vida inteligente na Terra tem um propósito.

O entendimento da salvação, meta de todas as religiões, passa necessariamente pelo conhecimento desse motivo, pois se vivemos é porque há uma razão lógica e justa.

A Doutrina Espírita, o Consolador prometido por Jesus, vem esclarecer que todos os que transitam por este plano e por todas as dimensões da vida, deste e dos múltiplos planetas habitados, têm como meta principal chegar à perfeição. Todos estamos submetidos à Lei de Evolução.

Do ponto de vista do Espírito, o único determinismo a que estamos sujeitos é o da evolução.

Mas o ritmo dessa evolução dependerá dos esforços e construções de cada ser.

Tudo progride e evolui e nada poderá deter essa marcha.

A vida, com suas leis, autoreguláveis e autoaplicáveis, encarregar-se-á de criar as condições necessárias para despertar aqueles que, por ignorância ou acomodação, permanecem estacionários.

Para chegar à perfeição vivemos incontáveis encarnações.

Cada vivência, um ciclo de aprendizagem de acordo com as nossas necessidades mais urgentes.

Ninguém irá realizar essa obra por nós.

Nem o Cristo, que não veio para nos salvar, mas para mostrar e exemplificar o caminho.

O Espírito, encarnado ou no mundo espiritual, sempre se apresenta com a bagagem de aprendizado que já conquistou.

Após cada encarnação, terá, na outra dimensão da vida, a destinação segundo as suas obras.

Não serão apenas dois destinos: Céu e Inferno, pois infinitos são os graus de progresso das criaturas, como infinitas são as condições de vida nas muitas moradas da casa do Pai. "Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, eu vô-lo teria dito..." (Jesus - Jo 14,1-3)

Intimamente, independente do local onde nos encontramos, vivemos a situação de harmonia ou desequilíbrio, felicidade ou infelicidade, conforme as nossas realizações.

Desse modo, podemos pensar na salvação ou perfeição, como o cumprimento de uma etapa na saga evolutiva do Espírito.

Atingido esse patamar, não mais teremos necessidade de passar pelas provas e expiações.

O Espírito perfeito já foi provado e se despojou, pelos próprios méritos, das enfermidades da alma.

Está salvo do jugo da ignorância, dos vícios e dos pensamentos equivocados.

Em poucas palavras: está salvo do erro.

Não irá mais errar, pois eliminou de si próprio toda e qualquer imperfeição que leva ao equívoco.

Cabe ressaltar que a perfeição é apenas um patamar a ser alcançado.

A partir daí, a saga evolutiva continua.

Jesus, o ser mais perfeito que pisou no solo terreno, assim como os outros Cristos que dirigem outros planetas habitados, embora tendo atingido a perfeição, antes inclusive da formação da Terra, porque esteve à frente da sua construção, continua evoluindo.

Para cumprir com os desígnios maiores, Jesus nos oferece a regra máxima do amor.

Amar ao próximo como a si mesmo, fazer ao outro o que gostaríamos que o outro nos fizesse.

E a Doutrina Espírita apresenta a aplicação prática dessa proposta divina através da caridade como âncora para a salvação, conforme mensagem de São Vicente de Paulo: Sede bons e caridosos: essa a chave dos céus, chave que tendes em vossas mãos.

Toda a eterna felicidade se contém neste preceito:"Amai-vos uns aos outros".

Não pode a alma elevar-se às altas regiões espirituais, senão pelo devotamento ao próximo; somente nos arroubos da caridade encontra ela ventura e consolação.

Cleto Brutes

Extraído do Jornal Seara Espírita, n° 135

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

Luz Crística

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Positivismo

Tal como são nossos pensamentos é nossa consciência: e tal como é nossa consciência, é nossa vida.

Se plantarmos uma semente de pensamento limpo e positivo e nos concentrarmos nele, damos a ele energia, tal como o sol dá energia para uma semente na terra. E tal como a semente na terra acorda, move-se e começa a crescer, os pensamentos nos quais nos concentramos acordam, movem-se e começam a crescer.

Então, vamos semear pensamentos positivos.

A cada manhã, antes de começarmos a jornada de nosso dia, sentemo-nos em silêncio e semeemos a semente da paz.

Paz é harmonia e equilíbrio. Paz é liberdade - liberdade do peso da negatividade e do desperdício. Deixemos que a paz encontre sua morada dentro de nós. A paz é a nossa força original, nossa eterna tranquilidade de ser.]

Permita que seu primeiro pensamento do dia seja de paz. Plante essa semente.

Regue-a com atenção e você atingirá a calma.

Por Antony Strano

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.