Seguidores da Religião Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 24 de outubro de 2010

Quimbanda por Um Quimbandeiro

 Quimbanda ou Kimbanda é uma das sendas brasileiras de práticas religiosas, derivada dos povos africanos e trazida pelos escravos no período da colonização. Este segmento reúne elementos da cultura africana, indígena brasileira e paganismo europeu, frutos da miscigenação cultural a partir da segunda metade do século 19.
Muito embora sua formação nos leve a refletir sobre as crenças de cunho popular, não poderíamos conceber a Quimbanda como unicamente uma seita ou segmento religioso. Nos últimos anos ela tem sido objeto de estudos em diversas áreas como a psicologia moderna e o ocultismo, revelando a Quimbanda mais como um sistema prático de Magia do que uma religião propriamente dita.
Alguns praticantes alegam ser a Quimbanda complementar a Umbanda. Quero deixar claro que este pensamento vem de pessoas com pouco conhecimento. O fato de na Umbanda ter uma “linha negativa”, não significa ser isto uma Quimbanda. Lembremos-nos de que estamos falando de segmentos distintos, ou pelo menos, paralelos.
Seguindo a ótica, a Quimbanda é um sistema prático de Magia por que esta calcada em “princípios universais” e não sincréticos. E ainda que paire uma ampla resistência sobre estes aspectos por boa parte dos praticantes “da velha guarda”, nossos Guias e Mentores, aqueles que incorporamos no dia-a-dia dos terreiros, corroboram com uma visão mais ampla de desenvolvimento, conduzindo seus aparelhos (médiuns) por uma trilha de sabedoria e evolução prática. E não simplesmente por uma rotina de consultas e sacrifícios diários em prol de uma ideologia espiritualista.
Nenhuma entidade de Quimbanda ajuda outrem por que esta buscando alguma “luz”. Em verdade nós é que buscamos esta luz. Há uma relação intrínseca entre o médium e seus guias, e os trabalhos no interior do templo visam uma projeção maior, a descoberta do “verdadeiro templo”. O desenvolvimento das virtudes através das práticas e preceitos ali realizadas.
Quimbanda é uma projeção da nossa realidade. Nela tudo se processa mediante “troca de energias”, de bem elaborados acordos; bem como nosso dia-a-dia. Para realizar um bom negócio, muitas vezes, buscamos parcerias, aliados, sociedades, conselheiros. Portanto, Aprendemos, vivenciamos e compartilhamos entre irmãos as nossas experiências. Somos uma sociedade livre e de auto-expressão. 
 
Rafael Silveira
http://exubandeiro.blogspot.com/p/quimbanda.html

2 comentários:

  1. Saravá! Salve! Namastê! Ave! Shalom! Viva! Sempre! Todos os Benditos Orixás (desde: Oxalá, até Exú)! Malê, Malembe, Agô)! Sempre! Infinita, Eternamente, Agradecido, Grato (Mesmo), por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, que eu tenha: Paz, Saúde, Proteções (muitas), a mim! Sempre (Mesmo)! Amém! Assim Seja! Assim Se Faça! Axé, Axé, muito Axé!

    ResponderExcluir
  2. Saravá! Salve! Namastê! Ave! Shalom! Viva! Om Shanti! Jaya Ahow! Louvores! Reverências! Saudações! Cumprimentos! Laroiê! Sempre! Todos os Benditos Orixás (desde: Oxalá, até Exú)! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de todo e do fundo, de meus: coração, espírito, alma, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, que eu tenha: Espertezas, Paz, Saúde, muitas, a mim! Sempre (Mesmo)! Amém! Assim Seja! Assim Se Faça! Axé, Axé, muito Axé!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

Luz Crística

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Positivismo

Tal como são nossos pensamentos é nossa consciência: e tal como é nossa consciência, é nossa vida.

Se plantarmos uma semente de pensamento limpo e positivo e nos concentrarmos nele, damos a ele energia, tal como o sol dá energia para uma semente na terra. E tal como a semente na terra acorda, move-se e começa a crescer, os pensamentos nos quais nos concentramos acordam, movem-se e começam a crescer.

Então, vamos semear pensamentos positivos.

A cada manhã, antes de começarmos a jornada de nosso dia, sentemo-nos em silêncio e semeemos a semente da paz.

Paz é harmonia e equilíbrio. Paz é liberdade - liberdade do peso da negatividade e do desperdício. Deixemos que a paz encontre sua morada dentro de nós. A paz é a nossa força original, nossa eterna tranquilidade de ser.]

Permita que seu primeiro pensamento do dia seja de paz. Plante essa semente.

Regue-a com atenção e você atingirá a calma.

Por Antony Strano

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.