Seguidores da Religião Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fiel no Pouco



“O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’” (Mateus 25:21)
“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.” (Lucas 16:10)

Quando estamos em meio a quem busque estudar, praticar e divulgar valores cristãos, é mais fácil escolhermos o caminho do Bem. Ao enfrentarmos grandes desafios e dificuldades, é mais comum lembrarmos de pedir auxílio a Deus e a Jesus, melhorando, assim, nossa sintonia com a Espiritualidade Superior e tendo apoio espiritual para darmos nossos testemunhos de fé.

Há, porém, situações intermediárias, nas quais, se não nos mantivermos vigilantes, perdemos preciosas oportunidades de desenvolvimento de nossa fé na prática, no exercício da caridade. Frequentemente, podemos constatar que um colega ou vizinho necessita de uma palavra amiga. Quase todos os dias, pode haver um pequeno desentendimento, o qual pode ser resolvido com um diálogo assertivo e cordial. Amiúde, uma palavra grosseira a nós dirigida na via pública, por alguém em dor espiritual, pode ser perdoada sem mágoa ou vontade de revidar.

Essas pequenas oportunidades diárias de aplicarmos os valores do Cristo são nossos momentos de fidelidade no pouco, os quais nos preparam para missões mais complexas, conforme Jesus nos orienta em várias passagens, como a parábola dos talentos (Mateus 25:14-30) e a parábola das dez minas (Lucas 19:10-26).

Há pessoas que se afirmam perdidas, por não saberem qual é a sua missão na Terra. Nas parábolas acima, Jesus descreve a missão de todos nós: fazer o Bem, sempre. O Espiritismo, buscando os valores cristãos em sua essência, afirma o mesmo:

“As missões dos Espíritos têm sempre por objeto o bem. (...) Alguns desempenham missões mais restritas e, de certo modo, pessoais ou inteiramente locais (...). O Espírito se adianta conforme à maneira por que desempenha a sua tarefa.”

Em que consiste a missão dos Espíritos encarnados?
Em instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais. (...) Cada um tem neste mundo a sua missão, porque todos podem ter alguma utilidade.”

Criando o hábito de fazer de cada dia um conjunto de pequenas missões de auxílio a quem cruzar nosso caminho, nossa fidelidade no pouco nos permite perceber o imenso valor de cada dia de nossa encarnação e o quanto temos de oportunidades de evoluir pela prática de todas as formas de caridade, da ajuda material ao perdão, da paciência à disposição em recomeçar.

Deus nos porá nas mãos, grandes missões após sabermos nos desincumbir bem de pequenas e por vezes imperceptíveis missões, capazes, no entanto, de fazer valer nosso dia.


Fonte: http://licoesdosespiritos.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

Luz Crística

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Positivismo

Tal como são nossos pensamentos é nossa consciência: e tal como é nossa consciência, é nossa vida.

Se plantarmos uma semente de pensamento limpo e positivo e nos concentrarmos nele, damos a ele energia, tal como o sol dá energia para uma semente na terra. E tal como a semente na terra acorda, move-se e começa a crescer, os pensamentos nos quais nos concentramos acordam, movem-se e começam a crescer.

Então, vamos semear pensamentos positivos.

A cada manhã, antes de começarmos a jornada de nosso dia, sentemo-nos em silêncio e semeemos a semente da paz.

Paz é harmonia e equilíbrio. Paz é liberdade - liberdade do peso da negatividade e do desperdício. Deixemos que a paz encontre sua morada dentro de nós. A paz é a nossa força original, nossa eterna tranquilidade de ser.]

Permita que seu primeiro pensamento do dia seja de paz. Plante essa semente.

Regue-a com atenção e você atingirá a calma.

Por Antony Strano

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.