Seguidores da Religião Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Basta somente a Fé?


          A crença de que basta somente a fé para termos o merecimento das bem-aventuranças é algo que se perde na história do Cristianismo. Em uma leitura equivocada, religiosos afirmam buscar nas escrituras base para essas afirmativas.

          Paulo, o apóstolo dos gentios, após sua peregrinação por diversos povos divulgando a Boa Nova, constata, através de notícias que, após sua passagem pelas terras de Galácias, este povo, já iniciado na mensagem de Jesus, se volta às práticas do judaísmo, misturando ao Cristianismo nascente, deturpando-o.

         Paulo então, com a autoridade reconhecida pelos seguidores do Mestre, escreve, de forma veemente, a carta aos Gálatas, conclamando-os ao raciocínio da crença libertadora da doutrina cristã em contraponto às formalidades preconizadas pelos códigos religiosos vigentes até então (“as obras da lei”, Gl. 2, 16), entre elas a circuncisão, os rituais, cerimônias, dogmas, sacrifícios ou quaisquer exigências de demonstração exterior de crença.

          O apóstolo confirma a lei ensinada por Jesus: “Amar a Deus sobre todas as coisas” (Mt. 22, 37), “amando o próximo como a si mesmo” (Mt. 22, 39), esclarecendo que a fé não necessita de nenhum culto exterior, mas sim de obras que a testifiquem; que ter fé só por ter de nada adianta; dizer que simplesmente crê em Cristo não 'salva' ninguém:

          “...a quem pensar que ter fé por si só é suficiente, sou levado a dizer: acreditais na existência de Deus? No inferno, os demônios também acreditam e, no entanto, estremecem. Porventura, ainda não vês, ó homem sem percepção, que a fé sem obras é inútil e morta?” (Tg. 2, 19 e 20).

         A clareza da carta de Thiago expõe ao cristão o compromisso de não se apegar ao culto externo, mas sim à fé objetiva e operante no bem, como meio de justificar o seu crescimento espiritual.

          As recomendações de Paulo aos Gálatas são válidas ainda hoje aos espíritas: Não permitam que, em nome da modernidade, se agreguem à Doutrina outras práticas estranhas que desvirtuem o compromisso da 3ª Revelação, não coadunados com sua pureza e simplicidade ou que criem ritos e dogmas.

         A fé raciocinada (“Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade” - O Evangelho segundo o Espiritismo), junto às obras do indivíduo (“Fora da caridade não há salvação” - O Evangelho segundo o Espiritismo, cap.15) são os compromissos que todo espírita deve assumir quando entende o Espiritismo como uma forma de religar-se ao Criador e como uma filosofia de vida.

Fontes:
KARDEC, A. O Evangelho segundo o Espiritismo. ed. 120. Rio [de Janeiro]: FEB, 2002;
PALHANO Jr., L. Aos gálatas: a carta da redenção. Niterói, RJ: Lachâtre, 1999.

Por Luis Roberto Scholl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

Luz Crística

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Positivismo

Tal como são nossos pensamentos é nossa consciência: e tal como é nossa consciência, é nossa vida.

Se plantarmos uma semente de pensamento limpo e positivo e nos concentrarmos nele, damos a ele energia, tal como o sol dá energia para uma semente na terra. E tal como a semente na terra acorda, move-se e começa a crescer, os pensamentos nos quais nos concentramos acordam, movem-se e começam a crescer.

Então, vamos semear pensamentos positivos.

A cada manhã, antes de começarmos a jornada de nosso dia, sentemo-nos em silêncio e semeemos a semente da paz.

Paz é harmonia e equilíbrio. Paz é liberdade - liberdade do peso da negatividade e do desperdício. Deixemos que a paz encontre sua morada dentro de nós. A paz é a nossa força original, nossa eterna tranquilidade de ser.]

Permita que seu primeiro pensamento do dia seja de paz. Plante essa semente.

Regue-a com atenção e você atingirá a calma.

Por Antony Strano

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.