Recebi esse desabafo por e-mail de minha Amiga e Irmã Lúcia d'Iansã e estou aqui dividindo com vocês. Saravá!
Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade que tem por hábito julgar, condenar e decidir qual o padrão que todos devem seguir. Assim raças, etnias lutam entre si, afirmando uma ser superior a outra; pessoas mais bem remuneradas acreditam que são ricas por competência e dedicação, quem é pobre é porque é vadio, ignorante e preguiçoso; hetero e homossexuais discutem sobre opção sexual; homens e mulheres, etc.
Entre as formas de preconceito e discriminação encontramos o religioso. Como nos portamos diante deste preconceito? Como devemos atuar?
Devemos apoiar nossos amigos que sofrem dessa barbárie???
Precisamos, reforçar nossos elos entre nós mesmos.
Criar mais fortaleza para com nossa tão amada religião.
Acredito na UMBANDA...
Acredito sim, nos umbandistas...
Em uma união sólida!
Porque acredito, sim, na grande virada da civilização. Sou otimista. Sou uma grande sonhadora, com os pés na realidade. E sabem por que? Porque vejo em toda parte, em todos os cantos do País, em todos os cantões do mundo, em todos os lugares, onde haja seres humanos, pessoas simples, letradas, ricas, pobres, remediadas ou, simplesmente, seres humanos, que querem viver, trabalhar, realizar, criar, enfim, gravar sua presença na Terra, com seus feitos, não importam quais, pois todos temos uma missão a cumprir, desde o agricultor que semeia a terra, o varredor que varre o chão, a mãe que amamenta e acalenta o filho, o pescador que singra os mares, o escultor que cinzela a pedra bruta, o escritor que cria, o poeta que encanta o espírito, o músico que nos eleva e conduz ao Senhor do Universo e tantos, o sacerdote do Direito e tantos anônimos trabalhadores e obreiros que forjam as condições de vida para todos.
Vou em frente.
Não vou esmorecer...
Não vou deixar me abater por um segundo sequer, porque a vida só tem sentido, se iluminada pela chama de nossa alma, pela concretização de nossa aspiração.
Vou em frente, por que não estou sozinha.
Vou em frente, por que o homem não vive só, é um ser gregário, que estende a mão ao outro, entrelaça suas mãos, fita seus olhos no infinito à procura de algo que lhe está bem próximo - o outro ser.
“Com o estudo das diversas tradições religiosas, fácil é concluir-se que a essência das coisas é a mesma em todas as religiões e consciências, não importa o tempo, nem o espaço, variando apenas a forma e os caminhos do percurso, convolando o pensamento de que Deus é um e um só é o homem ou a pluralidade na unidade – essa Energia infinita e desconhecida, mas presente em tudo.
Assim entendo Deus.
Assim entendo a visão holística do universo.
Assim entendo o mundo em que vivemos.
Assim entendo o passado, presente e futuro.
Assim entendo a eternidade.
Assim entendo o infinito.”
Tento muito, entender as pessoas e este País.
Este Brasil imenso guarda, em suas entranhas, toda riqueza do mundo, mas paradoxalmente produz filhos miseráveis e famintos. Povoava-se de gente que fugira do inferno que nem Dante imaginara. Da fome que nenhum homem jamais experimentara. Dos campos de concentração que jamais alguém pensara pudesse existir. Era o castigo na Terra. As labaredas tomavam conta do planeta, queimando o ser humano como se fosse um monte de papel jogado fora. A maldade no seu mais elevado patamar. Assim classifico a perseguição religiosa e pessoal.
Há muitos que buscam um novo lar, uma nova vida, um pouquinho de paz, uma pitada de tolerância, um bocado de compreensão e, por que não, alguma solidariedade que lhe faltou no antigo berço.
Mas nem sempre encontramos braços amigos, sinceridades e verdades no mundo capitalista e sem alma!!!
O Brasil era o lugar esplêndido que acolheu a todos, desde sempre.
Hoje, há lutas incalculáveis de poder, entre políticos, empresários e sempre envolvendo a religiosidade.
Não preciso ter medo de falar, preciso ter medo é de não lutar sempre, de me perder ao meio das armadilhas!!!
O homem deve pensar, pode divergir, mas antes de tudo deve ser tolerante. Das idéias, nem sempre convergentes, brota a imensa variedade de pensamentos que norteiam a humanidade e lhe abrem o caminho da verdade.
Sabemos que nem todos gostam de negros. Há os que não gostam de japoneses. Outros detestam os judeus e outros os umbandistas.... Ah, se todos gostassem de todos, que bom seria!
Meu coração pede:
“Dê-me um pouquinho do seu tempo, porque a mim me faz falta!”
Preciso ser compreendida, preciso ser respeitada!!!
Ser umbandista é em grande parte um sentimento, uma comunhão com as raízes, indestrutíveis e milenares, intimamente ligado à espiritualidade de nosso povo, que nos acompanha para sempre. Não é preciso ser religioso para ser umbandista. Mas não esqueça que todos os seres humanos são irmãos, filhos do mesmo pai e mãe, entrelaçados entre si.
Sintetizo tudo da seguinte forma: com o estudo das diversas tradições religiosas, fácil é concluir-se que a essência das coisas é a mesma em todas as religiões e consciências, não importa o tempo, nem o espaço, variando apenas a forma e os caminhos do percurso, convolando o pensamento de que Deus é um e um só é o homem ou a pluralidade na unidade – essa Energia infinita e desconhecida, mas presente em tudo.
Meus amigos, o povo, a natureza quente, bela e alegre, mesmo que chova, faça frio ou muito calor, constituem meu mundo encantado. Saiba, porém, que, como os católicos apostólicos romanos estão direcionados para Roma, os muçulmanos para Meca, o meu olhar, o meu pensamento e minha alma estão também voltados para Deus É a comunhão do espírito à origem e às tradições.
Nenhum momento me faço de heroína, porque o momento é de profunda meditação e significativa oração.Pois esse momento difícil que passo nesse momento, sei que logo terá fim, mas não posso calar meu sofrimento.
E a eternidade do homem, na Terra, traduz-se pelo que ele faz, marcando sua passagem, de forma indelével e notável, quando se trata de seres humanos predestinados aos grandes feitos. E somos predestinados, sim, todos nós a um grande feito, concretizar nossa missão terrena!
A natureza é sábia. Dotou o homem da capacidade incomensurável de superar as situações infinitamente adversas. Os Livros Sagrados provam-no, com exemplos que superam as expectativas.
Eis aí o grande mistério, que o homem é incapaz de desvendar. Por que estamos aqui? O que fazemos? Com certeza, o homem tem uma missão a cumprir. Nada existe por acaso. Do contrário, nada teria sentido. Negar alguma coisa é admitir sua existência, porque absurdo é negar o nada.
Como nada me amedronta, tenho certeza de vencer esta brava corrida, pois viver é lutar, lutar e viver.
Neste estágio da história humana, não há que falar mais em racismo, discriminação, intolerância, guerras étnicas, de qualquer espécie. E isso está bem contado.
Só mesmo na corte da ignorância e de poder, que ainda teimam em se fazer valer de ataques tão mesquinhos e improdutivos à alma humana!!
Me sinto muito triste!
Claro, além de muitos sentimentos misturados, como o inconformismo e a dor.
Quando se pensava que a humanidade caminhava célere para um século ou milênio de paz, com a queda do Muro de Berlim e o desmoronamento de mais uma ditadura, entre tantas que atormentaram o homem no Século XX, eis que uma (nova, nem tanta!) forma de destruição em massa surge, mais violenta, perigosa e audaciosa que nunca, com uma diferença marcante, praticada por terroristas: não há uma fonte precisa nem um Estado em particular, donde provenham estes cavaleiros do apocalipse do Século XXI. Os Cavaleiros do dinheiro, da posição, os donos do mundo e da verdade!
Isso me dá náuseas!!!
Me deixa entediada sempre.
Pessoas direcionadas a atacar as outras para galgar espaços, mesmo que usando outras pessoas como degraus, nessa escada sórdida de falta de presença de Deus!
E aqui é que reside o mal. Trata-se de um fantasma invisível e audacioso. Vem de um local ou de todos. Combatem, sem piedade, soldados e civis, indistintamente, não lhes importando quem atinja. Se a causa, por que lutam se alicerçava, hipoteticamente, numa origem boa, deixa de sê-lo, exatamente devido à forma e aos meios utilizados e ao próprio alvo.
Tudo isso só por um pouco mais de dinheiro, fama e propriedade!
Até parece que humilhar alguém engrandece!!!
Não posso me calar.
Posso até mesmo perder tudo, mas minha dignidade jamais.
Tenho meus valores, meu caráter...
Mesmo que perco financeiramente, ser excluída da sociedade local, humilhada...
Mas me calar jamais!!!
Sabe, tenho fé em meus Orixás, em meus guias mentores, e isso me fortalece.
Quando me questionam, como aguento tudo o que estou passando.
Digo que tudo é passageiro, nesta condução de Deus Olórum.
A vida é um continuo vai e vem,
cheio de surpresas;
algumas vezes, excelentes,
outras, nem tanto,
mas sempre surpreendentes.
(Um depoimento de desabafo em relação a descriminação religiosa e perseguição pessoal que estou vivendo)
29.05.2011 - Yalorixá Lúcia D'Iansã - A CASA DA PAZ (CENTRO ESPÍRITA A CASA DA PAZ)
Olá!
ResponderExcluirÉ com tristeza que acabo de ler esse depoimento.
Infelizmente, o momento evolutivo da raça humana está em ebulição. Muitas coisas boas acontecendo em paralelo a muitas coisas ruins e tristes. O importante é nossa consciência e a firme vontade de lutar com muita fé. Dias melhores virão.
Annapon